Alguns cuidados funcionam, mas outros podem até piorar o aspecto do rosto. Um dermatologista esclarece o que é mito ou verdade
Elas incomodam tanto os homens quanto as mulheres e dão a impressão de cansaço. Basta uma noite mal dormida e elas aparecem, mas uma boa maquiagem pode fazer a olheira sumir. “Elas deixam a gente com uma cara péssima, então a gente tenta disfarçar com o corretivo.
As mulheres são as que mais sofrem com as olheiras e elas podem surgir por fatores genéticos, fumo, uso de bebida alcoólica, exposição ao sol e a presença de vasinhos na região dos olhos.
“Os microvasos são um componente importante na formação das olheiras, pois eles liberam pigmentos do sangue que contém ferro. Esse pigmento ferroso impregna a região dos olhos como se fosse uma tatuagem, provoca o aumento da pigmentação e consequentemente das olheiras”.
Existem tratamentos simples e baratos que podem ser feitos em casa, mas nem tudo funciona. É importante saber exatamente o que usar o para conseguir um bom resultado.
As compressas com chá de camomila gelado nos olhos funcionam. “A camomila tem na sua composição os chamados, flavonóides. Eles mantêm a tonicidade dos vasos, melhoram e acalmam a pele. É importante estar gelado, pois o gelo também provoca vasoconstrição, levando a uma maior tonicidade dos vasos.
Rodelas de pepino gelado também funcionam. “Melhora as olheiras, pois contém outros tipos de flavonóides que são importantes para tonificar e também melhoram a flacidez dos olhos”.
Tem quem coloque batata nos olhos, mas isso é mito. “A batata não funciona, porque é rica em amido, em açúcar. Ela não tem nenhuma função em relação à melhora das olheiras”. Lavar o rosto com água quente também não funciona. “Na realidade vai piorar as olheiras, pois a água quente leva a vasodilatação, libera os pigmentos do sangue que contém ferro e aumentam as olheiras”.
Segundo os médicos, as massagens e batidinhas na região funcionam. “Elas são importantes, pois provocam uma drenagem linfática, então há uma diminuição do inchaço que existe na região dos olhos. Tanto a massagem como as batidinhas devem ser feitas sempre no sentido de dentro para fora, por no máximo 10 minutos”.
Os tratamentos com laser também são indicados, mas são caros. Podem variar de 300 a dez mil reais por sessão. Tendo uma boa noite de sono e seguindo à risca essas receitas caseiras, você também terá um bom resultado.
Receita de creme antiolheira:
- Metade de um abacate maduro
- um comprimido de vitamina "c"
- três colheres de aveia
-100 ml de chá gelado de camomila
Bata no liquidificar e use por uma hora, três vezes ao dia. Guarde na geladeira.
O creme dura três dias. Para ter um efeito mais rápido, use todos os dias.
0 comentários:
Postar um comentário