Você sabe qual seu tipo de pele?
Descubra qual é a sua:
A pele pode revelar muito sobre uma pessoa, como a idade que ela aparenta ter e se a saúde do corpo está fragilizada. Alguns cuidados, como o uso do protetor solar e hidratante, uma alimentação adequada e dois litros de água por dia são básicos. Mas, para saber os cuidados necessários, você precisa saber qual o seu tipo de pele.
A pele é composta por três camadas:
Epiderme: A camada mais superficial da pele.
Derme: Camada onde se encontram as fibras elásticas, responsáveis pela sustentação dos tecidos.
Hipoderme: Camada mais profunda, onde se acumula a gordura.
Normal (Alípica)
A hidratação e oleosidade de sua pele são equilibradas. Você também não sofre com o brilho em excesso e seus poros são quase imperceptíveis. Ou seja, considere-se uma grande sortuda.
Oleosa (Lípidica)
Ter pele oleosa pode ser complicado se a pessoa não toma os cuidados corretos. Isso porque o óleo excessivo deixa o rosto com muito brilho, com cravo (comedão) e as chances de ter acne são maiores. Mas, calma, nem tudo está perdido: por ser mais resistente, esse tipo de pele tem uma tolerância maior às agressões diárias e as rugas também demoram um pouco mais para aparecer.
Seca (Alípica)
A falta de gordura natural da pele deixa seu rosto opaco, desidratado e com frequente descamação. Por ter espessura fina e pouca elasticidade, possui tendência ao envelhecimento precoce.
Mista
Esse tipo de pele é muito comum entre os brasileiros. É uma mistura de oleosa + seca. Isso porque a zona central, também conhecida como zona T (testa, nariz e queixo) apresenta oleosidade e cravos, mas as laterais tem falta de sebo.
Pele Madura
Apresenta os sinais de tempo como linhas, rugas, falta de elasticidade, brilho e viço, decorrentes da diminuição de produção de substâncias essenciais para a sustentação dos tecidos.
Pele Acnéica
A pele acnéica é muito oleosa e brilhante. Costuma apresentar áreas inflamadas e com pontos avermelhados, em decorrência da presença de cravos e espinhas. O rosto, o peito e as costas costumam ser as áreas mais afetadas - devido ao número maior de glândulas sebáceas que possuem. Mais do que um problema estético, os cravos e espinhas normalmente sinalizam um desequilíbrio orgânico e, portanto, exigem cuidados específicos. Sensibilidade |
Sensível Fina e, em geral, seca, ela fica avermelhada com facilidade. Mudanças no clima ou ar condicionado e aquecedor influenciam esse tipo de pele. Alguns cosméticos mais fortes ou com ácidos na fórmula também podem afetá-la. Não-sensível Com cor uniforme, ela é mais resistente a irritações e agressões do dia a dia. Além de ser tolerante ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Espessura Fina As camadas são tão finas que é possível até enxergar alguns vasinhos. Costuma ficar vermelha, tem cicatrização mais lenta e se machuca com facilidade. Grossa Por ser mais espessa, ela resiste melhor aos traumas. As rugas finas são mais difíceis de aparecer, mas, em compensação, os sulcos são acentuados. Ainda têm dúvida? Visite sua esteticista. |
1 comentários:
adorei
Postar um comentário