Doenças de pele aparecem com mais frequência no verão

O mar, a areia e o sol são aliados para o surgimento de alergias e micoses. Cuidados especiais com a pele, são fundamentais nessa época do ano.

O verão é a época em que algumas doenças de pele aparecem com mais frequência. O corpo bronzeado dá um aspecto saudável às pessoas, mas o mar, a areia e o sol nem sempre são aliados.
Nas crianças, podem aparecer as velhas brotoejas. É importante o cuidado também quando as crianças se cobrem de areia na praia, já que elas podem pegar o chamado bicho geográfico. “É uma lesão que parece um caminho, uma serpentezinha vermelha. Você não vê o bicho geográfico porque ele está debaixo da pele. O tratamento é com uma pomada específica, mas tem que ir ao dermatologista para avaliar isso”.
A acne solar também aparece no verão e, nesses casos, o uso de filtro solar com muito óleo prejudica a pele. “É muito importante usar na região do rosto um filtro solar sem óleo, ou então em gel, para não propiciar o surgimento de acne”.
Já a micose é a doença de pele mais comum no verão. Há vários tipos, todos causados por fungos que se proliferam com o calor e com a umidade. Tomando alguns cuidados, é fácil se prevenir. “Em dias quentes, não se deve ficar muito tempo com roupas molhadas. Sempre se seque bem, mesmo depois do banho, entre os dedos dos pés, nas dobras, na virilha, nas axilas, embaixo dos seios".
A micose de praia, também conhecida como pano branco, é uma micose causada por um fungo que todas as pessoas têm no couro cabeludo. No verão, em quem tem os cabelos mais oleosos, o fungo se alastra. O tratamento é feito com shampoo especial, creme e medicamentos. Para evitar o herpes labial, a dica é usar chapéu e filtro solar próprio para a boca.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário