Queimaduras de sol: Veja como diminuir a ardência e recuperar a pele

Se não deu para escapar das queimaduras de sol, mesmo sabendo da importância de usar o filtro solar sempre, veja como recuperar a pele e diminuir a ardência e vermelhidão.

Apesar de saber que o uso do filtro solar deve ser diário e que na praia ou piscina, quando a exposição é maior, o cuidado tem de ser redobrado, às vezes não tem jeito: por descuido ou teimosia acabamos não escapando da vermelhidão e ardência das queimaduras de sol.
"Quando o assunto é esse, devemos falar primeiramente em prevenção, pois os efeitos maléficos da radiação - que levam ao desenvolvimento do câncer de pele e ao envelhecimento cutâneo - não serão amenizados com o tratamento da queimadura solar" .
As medidas preventivas devem ser sempre salientadas, tais como o uso adequado do protetor solar, chapéus e óculos de sol como métodos de barreira, bem como evitar a exposição nos horários entre 10 e 16 horas (ou, no horário de verão, entre 11 e 17 horas).
Mas, se em você o mal já está feito e sua pele está agora bem semelhante à de um camarão, prometa a si mesma que isso não voltará a acontecer e tome nota das dicas que  serve para diminuir a sensação incômoda de ardência, coceira e também o vermelhão. Hidratação já!

Como amenizar a sensação incômoda:
Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as queimaduras solares e diminuir a dor e a sensação de calor. "Banhos frios de imersão no corpo e compressas de chá fraco de camomila na face trazem bastante" .
Para diminuir a sensação de pele queimada, cremes, loções, leites e géis refrescantes e calmantes com maior base de água, que contenham calamina, mentol, azuleno e aloe vera. "Cremes à base de ureia, Vitamina A – que é um anti-inflamatório – e Vitamina E – que é antioxidante e, por isso, evita o envelhecimento cutâneo – também são boas opções" .
Há ainda no mercado os cosméticos ultra-hidratantes, indicados principalmente para a recuperação pós-sol.  Aconselha-se a apostar em produtos que unam colágeno e lipossomas. "O colágeno melhora a elasticidade e aparência da pele, além de promover uma hidratação mais profunda e prolongada - efeito muito importante na recuperação pós-sol. Os lipossomas, por sua vez, são considerados os verdadeiros restauradores epidérmicos! Ricos em fosfolipídeos, eles colaboram para a reparação do manto hidrolipídico [camada de proteção da pele]".
É comum, também, que a pele comece a coçar bastante antes de descascar. Isso se dá porque, quando queimada, a cútis está também desidratada. "Portanto, produtos hidratantes são muito importantes nesta fase", além de recomendar que se aumente a ingestão de líquidos - principalmente água! - nesse período.


O que evitar para não agravar o problema:
- Evite banhos quentes. Eles deixam a pela ainda mais ressecada.
- Não utilize produtos como álcool e pastas de dentes (mentolada). Estes produtos inicialmente proporcionam uma sensação de frescor que corresponde exatamente à evaporação da pouca água que ainda resta na pele. Assim, eles só vão agravar a desidratação da pele. Não passe também qualquer tipo de creme à base de ácidos
- Sabonetes costumam ressecar a pele, portanto devem ser evitados nas regiões mais afetadas. Se não quiser ficar sem utilizar sabonete, prefira os que têm alguma fração hidratante na formulação.
- Não esfolie a pele nessas situações, nem quando já estiver descascando. A camada cutânea que nasce após a descamação é bem fina e muito sensível, podendo ser machucada e até inflamar facilmente. Além disso, os esfoliantes, físicos ou químicos, removem as camadas da pele, aumentando a sensibilidade e desidratação.
- Não utilize produtos com anestésicos locais na sua composição (caso da xilocaína e benzocaína) ou derivados do petróleo (propilenoglicol), pois provocam suores, irritação cutânea e alergias.
- Se estiver de férias, já descascou e quer voltar à praia, use filtros solares de alta proteção, preferindo os bloqueadores solares que contenham filtros físicos (deixam a pele encoberta). Mais um lembrete: a pessoa deve se proteger mesmo em dias nublados.

E se a queimadura for mais grave?
Se sua exposição solar resultou em queimaduras mais sérias, atenção! "Consulte sempre o seu dermatologista. Nos casos mais graves, ele irá prescrever o uso de medicamentos anti-inflamatórios por via oral ou tópica" .
Os cosméticos, por sua vez, não podem ser indicados para nenhum tipo de tratamento medicamentoso. "Se a pele estiver, irritada, avermelhada, descamando, desidratada, os cosméticos são indicados, porém se a queimadura for mais grave, com bolhas, febre local e muita vermelhidão, sugiro procurar um médico para avaliação da situação" .


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário