Cigarro e a Pele

Recente pesquisa comprova: Homens ou mulheres brancos fumantes apresentam mais precocemente sinais de envelhecimento da pele, em segundo lugar brancos não fumantes, em terceiro lugar não brancos fumantes sendo o grupo de envelhecimento mais tardio o de não brancos não fumantes. E porque isto? Seria uma vingança da natureza sobre brancos pela discriminação de séculos sobre negros e pardos? Não, é muito simples: Este grupo privilegiado de não brancos possui um protetor solar natural que os protege constantemente da agressão solar. É a melanina, presente em maior quantidade na pele parda e negra que é a responsável por tal proteção. Nos brancos isto não acontece, de modo que, em qualquer exposição à radiação solar ocorre modificações estruturais no DNA das células da pele . Graças à reações químicas reparadoras, ocorre regeneração. Mas como tudo tem limite, uma hora o organismo cansa né. E quando ele não consegue mais, várias alterações começam a surgir como manchas (sardas, melanoses em mãos e braços), queratoses (manchas levemente avermelhadas e ásperas ), telangiectasias (vasinhos finos no rosto e pescoço dando aspecto avermelhado), rugas finas e principalmente grossas, e claro tumores malignos como carcinomas basocelular e espinocelular.Vale a pena lembrar que dentre os fatores modificáveis, a exposição solar constitui 80% do envelhecimento da pele e a maior parte deste sol é tomado antes dos 18 anos de idade. Também sempre considera que quanto menos melanina, isto é, quanto mais branquinha se é, menor proteção natural e conseqüentemente maior chance de agressão-envelhecimento. O que fazer? Bem depois de ler tudo isso acredito que já sabe a resposta. Ter laser, piscina, mar, porém com protetores solares, camisetas, chapéus, e nos horários corretos. E não esqueça, para saber se está aplicando a quantidade certa de protetor é só fazer a seguinte conta: 1 frasco de 120 ml deve durar apenas 1 dia para uma família de 4 pessoas, e não até o próximo verão!


Em relação a pele negra temos também que considerar o fato de que esta possui mais colágeno e elastina tendo com isto menor tendência á flacidez e mais oleosidade que é um fator natural de proteção pela maior regeneração que proporciona. Por isso, pele branca e seca precisa de hidratação constante e se for associada a cremes que estimulam a produção de colágeno e elastina juntamente com antioxidantes teremos uma boa prevenção. Fica claro agora que jamais devemos comprar cremes antienvelhecimento baseados na idade, por exemplo: creme para mulheres com mais de 30 anos e assim por diante, e sim nos basearmos pelo tipo de pele (oleosa, mista, seca, fina, grossa, com maior tendência ou não ao envelhecimento, desidratada, etc).


Agora você entende o porque dos negros aparentarem pelo menos 10 anos a menos mesmo sem nenhum creminho ou tratamento ?

E, em relação ao cigarro? Bem, a nicotina provoca diminuição da irrigação sanguínea da pele e quando crônica gera destruição das fibras elásticas e diminuição da produção de colágeno. Um único cigarro pode determinar 90 minutos de alteração. Também há liberação de radicais livres que causam lesão da pele. Esses são inativados pelo retinol e betacaroteno, porém os fumantes tem baixas quantidades destas substâncias na corrente sanguínea. O fumo também aumenta a quantidade de elastase, enzima responsável pele destruição de elastina, o que torna a pele espessa e enrugada. Finalmente, ocorre diminuição de estradiol na pele podendo torná-la seca e fina. Finalmente, fumantes, principalmente mulheres brancas precisam realizar maior número de procedimento estético dermatológico visando diminuir tal envelhecimento da pele.
Bem se você ainda não tinha motivos suficientes para pelo menos tentar para de fumar, agora os tem!

Concluindo, a informação é a melhor arma e a prevenção a melhor conduta.










  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário