Chocolate: vilão ou mocinho?


Uma delícia que sempre ronda os olhares e o estômago até mesmo dos mais comedidos. Uma forma interessante de escapar das calorias a mais é a utilização do chocolate em tratamentos de beleza.
O uso dessa saborosa iguaria nos tratamentos de beleza não é novidade. Em meados de 1500 os astecas já sabiam que o chocolate era muito mais que um simples alimento. A lenda conta que o deus Quetzcoalt concedeu à humanidade uma porção de sementes de cacau. Depois disso, ela foi considerada sagrada e medicinal.
Sempre em ascensão, o mercado de cosméticos conhece as propriedades umectantes do cacau e também tira proveito do consumo gerado pela Páscoa. Os produtos desenvolvidos com extratos oriundos do cacau são ótimos antioxidantes, possuem grande quantidade de gorduras, responsáveis pela hidratação da pele e dos fios. E mais: o ativo colabora no combate ao envelhecimento da pele porque repõe o manto hidrolipídico, deixando a cútis e o cabelo mais sedosos.
Atualmente sabemos que a acne é um resultado da elevação de hormônios sexuais, que aumentam a produção de sebo, fechando o canal de secreção da glândula sebácea. O consumo exagerado de gordura saturada e carboidratos simples podem elevar a produção de insulina pelo nosso organismo. Esse aumento na taxa de insulina pode também ativar a glândula sebácea e produzir maior quantidade de oleosidade e acne.
Temos também que salientar que, como o estresse aumenta, cresce também a produção de hormônios e o resultado pode ser o aparecimento de espinhas e cravos. Mas, muitas pessoas comem uma quantidade exagerada de chocolate para compensar a ansiedade e a tensão. O resultado final é o aparecimento de espinhas e cravos, não causados pelo chocolate, mas pela alteração hormonal ocasionada pelo estresse.
O bom senso é a solução certa para usufruir as delícias do chocolate. Um pedacinho do doce em dias alternados não faz mal a ninguém.
Já os cosméticos à base de chocolate são ótimas opções para esse período de outono, afinal, eles hidratam e protegem a pele e os cabelos.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário