Acne, um inimigo íntimo

A acne pode ser um inimigo íntimo em diversas fases da vida. Saber reconhecer cravos e espinhas e diferenciá-los é um ponto essencial no tratamento da pele. Eles surgem devido ao funcionamento excessivo da glândula sebácea, célula responsável pela produção de oleosidade.

Cravo x Espinha

O cravo é resultado do entupimento do poro e acúmulo de células mortas. Aquele ponto preto que surge na ponta é formado por resíduos dos pigmentos da pele e restos celulares.

Com o acúmulo de células mortas que obstruem a saída do poro podem surgir inflamações que geram pontos avermelhados. As bactérias participam do processo, infeccionam a região e desenvolvem pontos amarelados conhecidos como espinhas. Por isso, muitas vezes, um cravo mal retirado pode virar uma espinha.

Cada grau de acne exige cuidados diferenciados.


Graus de acne e tratamentos usuais

Grau 1: Somente cravos. Utilizar sabonetes à base de enxofre e ácido salicílico, sabonetes esfoliantes.

Grau 2: Cravos e pontos avermelhados. É preciso aplicar géis à base de peróxido de benzoila ou géis com ácido retinóico ou adapaleno.

Grau 3: Cravos e muitos pontos avermelhados, e alguns pontos amarelados. A recomendação passa pelo antibiótico via oral, géis com ácido retinóico ou adapaleno e antibiótico tópico.

Grau 4: Espinhas internas e muitos pontos amarelados. Tratamento com isotretinoina via oral, que atrofia a ação da glândula sebácea. O tratamento dura de 6 a 8 meses.

Para tratar todos esses graus de acne é insubstituível a supervisão de um médico dermatologista.








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário