Mitos e verdades sobre sua pele

Teste seu conhecimento e descubra o que pode estar pensando ou fazendo de errado!

Desde criança nos acostumamos a ouvir nossas mães, avós, tios, vizinhos amigos e colegas que não se intimidam em opinar a respeito de problemas comuns em nossa pele. Mas, o que de fato é verdade e o que devemos desprezar?

 Pessoas que possuem pele oleosa devem evitar alimentos gordurosos e principalmente chocolate que agrava os cravos e ESPINHAS.
( ) Verdadeiro ( x ) falso

Este é um dos mais comuns mitos em relação à acne.Quando entramos na adolescência nossos hormônios sexuais começam a atuar em nosso corpo e são eles os responsáveis pelo aumento de oleosidade em algumas regiões da face (principalmente nariz e testa) e também pelo aparecimento de cravos e espinhas.Mesmo em pessoas que já saíram a muito tempo da adolescência, a maioria das vezes a acne ocorre por influência hormonal (mesmo que seus hormônios estejam normais!).Os alimentos gordurosos podem aumentar seu peso pelo excesso de calorias, mas não vão influenciar na oleosidade da pele. Da mesma forma, se você costuma ficar arrependido após comer chocolate, pensando que sua acne vai piorar, não se preocupe mais e aproveite esta delícia com moderação.


O uso de BUCHA VEGETAL E SABONETES nos banhos ajuda a manter a pele sempre limpa e saudável.

( ) verdadeiro ( x ) falso

É realmente freqüente o uso de buchas e sabonete em excesso nos banhos e este costume pode prejudicar sua pele tornando-a muito seca,trazendo coceira e irritações principalmente em pessoas mais velhas. “Se Deus imaginasse que nós fossemos tomar banho quente, esfregar nossa pele com bucha e usar tanto sabonete, com certeza teria nos dado uma pele muito mais resistente.’’TUDO em excesso é prejudicial, portanto você até pode tomar mais de um banho por dia ,mas cuidado com a temperatura da água não use nenhum tipo de bucha e o sabonete deverá ser utilizado apenas naquelas partes onde temos odor como axilas, pés , genitais e áreas mais oleosas da face e corpo. (É justamente nessas regiões que temos maior concentração de bactérias que deve ser controlada. Nas outras regiões, precisamos manter a camada de proteção natural da pele.)


Mulheres grávidas podem prevenir ESTRIAS utilizando freqüentemente óleo de amêndoa e hidratantes.
( ) verdadeiro ( x ) falso

Infelizmente NÃO existe maneira de prevenir o aparecimento de estrias nas grávidas com óleos e hidratantes. Terão estrias as mulheres que apresentam tendência genética ao desenvolvimento destas e por influência dos hormônios da gestação. Porém ,vale a penas evitar ganho de peso em excesso, hidratar toda a pele diariamente e fugir da exposição ao sol neste período devido à maior tendência ao desenvolvimento de manchas na pele.


Pessoas que apresentam muitos FURÚNCULOS precisam fazer exame de sangue

( ) verdadeiro ( x ) falso

Furúnculo é uma infecção na pele que ocorre pela penetração de bactérias patogênicas através de pequenos traumatismos superficiais que se tornam porta de entradas para estes microorganismos. Assim esta doença ocorre de fora para dentro e NÃO de dentro para fora sendo desnecessário realizar exames de sangue. O dermatologista poderá orientar cuidados e tratamentos para que eles parem de aparecer. E não se preocupe, você não vai precisar ter sete furúnculos para acabar o problema!


Podemos lavar os CABELOS todos os dias .
( x ) verdadeiro ( ) falso

Nos casos em que a raiz do cabelo e couro cabeludo são muito oleosos, devemos lavar todos os dias ou dias alternados. Porém é necessário ter cuidado para secar bem a raiz do cabelo com secador em baixa temperatura para tirar rapidamente a umidade. Jamais devemos dormir com os cabelos molhados ou prendê-los quando ainda úmidos para que não ocorra estímulo ao crescimento de fungos que levam á caspa e outras doenças do cabelo.


As “MANCHAS BRANCAS DE PRAIA “ são transmitidas pela areia e água contaminada e são contagiosas

( ) verdadeira ( x ) falso

ERRADO E ERRADO: A popularmente conhecida micose de praia, mancha branca de praia ou pano branco é causado por um fungo (Malassesia furfur) que vive normalmente em nossa pele e nosso couro cabeludo.Em algumas pessoas com tendência a oleosidade e principalmente nas épocas mais quentes e úmidas ,este fungo pode aumentar muito em quantidade e desenvolver as :manchas brancas na pele. Quando isto ocorre estas manchas costumam se acentuar após exposição solar ,muitas vezes tornando-se perceptíveis após a praia.Este fungo é um comensal, isto é, faz parte de nossa pele e desta forma ele não é contagioso.Assim ,a água e a areia não transmitem esta micose. Após devidamente tratado com um antifúngico a exposição solar moderada será necessária até acabar com a diferença de cor.


A utilização de cremes hidratantes é importante e uma boa forma de orientação na hora da compra é observar indicação baseada na idade ,por exemplo : Creme indicado para mulheres de 30 a 40 anos ,etc...
( ) verdadeiro ( x ) falso

Você nunca deve se basear por esta indicação ou acreditar que um produto por ser caro e de boa marca pode ser bom para sua pele. Da mesma forma , o que é bom para sua amiga pode ser péssimo para você e até gerar problemas de pele como acne ou manchas. Devido a grande miscigenação que ocorreu em nosso país temos uma variedade enorme de tipos de pele .Diferente do padrão europeu ,muitas mulheres com mais de 30 anos possuem pele oleosa ou mista e alguns cremes podem gerar acne e piora da qualidade da pele. Vale a pena procurar a orientação de um bom profissional não apenas do que usar, mas principalmente do que não usar!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário