Higiene Íntima

Por que o odor varia tanto?

Você já deve ter ouvido dizer que algumas mulheres têm seu odor íntimo mais forte do que outras. Claro que não tem nada a ver com o número de banhos... Se você prestar atenção, vai perceber que mesmo seu próprio odor íntimo pode estar mais ou menos intenso em alguns dias. Essa variação ocorre com todas nós, mas existem alguns fatores que podem contribuir pra isso.


Como controlar?

Existem várias causas para a variação do odor, e muitas delas são evitáveis ou tratáveis. O legal é se conhecer e tratar bem nossa intimidade. Como tudo na vida, aqui também tem a questão individual: “Cada mulher tem sua fisiologia e o seu corpo vai reagir diferente”. Essa variação pode ser normal e ocorrer conforme a fase do ciclo menstrual, mas pode ocorrer também por alguns hábitos de vida ou indicar uma doença. Então, fique ligada!
Como prevenir ou minimizar o odor?
Para prevenir, o ideal é fazer consultas rotineiras ao ginecologista. A higiene dos genitais também deve ser cuidadosa. “As duchas e os sprays de higiene feminina, por exemplo, podem ter o efeito contrário quando se trata de odor vaginal. Se forem usados regularmente, esses produtos podem mascarar o odor”, ou seja, você pode não perceber uma infecçãozinha começando e deixar de tratá-la no início. O ideal é lavar a área genital com sabonete íntimo, e deixar o processo de limpeza natural do organismo agir por conta própria. No caso dos lenços umedecidos o ideal é observar se não causam alergia. Outra coisa: depilar a área ou aparar os pelos também ajuda na higine.

Além disso, “Sempre colocar roupas limpas e mudar de calcinha todos os dias. Evite usar roupas apertadas e de tecidos sintéticos.” Prefira as calcinhas de algodão. Apesar de menos sexy, são mais indicadas para ajudar a respiração da área genital. Se você costuma usar absorventes diários, eles podem ser úteis desde que você os troque com frequência, pois ficar com eles muito tempo pode acumular secreção e piorar o odor.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário