Como escolher o protetor!

O fator de proteção (FPS) ideal depende do tom natural e tipo de pele. Antes de escolher o produto que vai para a bolsa de praia é recomendado fazer um diagnóstico médico. “Geralmente, peles claras ficam na faixa do 60 FPS, pele morena em torno de 30 e escura 15”. O protetor não deve ser escolhido na gôndola da farmácia ou sem orientação. “O filtro solar é diferente do bloqueador. O primeiro, como o nome já diz, tem um filtro químico para impedir os raios solares. Já o bloqueador faz um filme na pele e reflete”.
Creme, gel, espuma ou spray? O formato do protetor não influencia na sua eficácia, mas interfere na textura da pele. Loções ou cremes são mais adequados para normal ou seca, enquanto o gel ou produtos com toque seco são ideais para pele oleosa. Vale escolher o que for mais fácil de espalhar uniformemente.
O protetor labial também é importante para não deixar a boca ressecada ou queimada. Em forma de bastão, algumas marcas oferecem sabores e FPS variados.
O grande vilão do bronzeado perfeito é a pressa, as fórmulas caseiras e óleos para acelerar o escurecimento da pele. Em vez de tom dourado, o resultado final é uma queimadura. “Com filtro solar a pessoa pode não voltar da praia muito morena, mas também não vai ficar um ‘camarão’. A radiação ainda pode ocasionar efeitos de longo prazo, como câncer, rugas, envelhecimento, perda de brilho e manchas (escuras ou claras).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário