Coluna ereta, barriga chapada

A postura está intimamente relacionada à silhueta. Aquela barriguinha incômoda pode ser causada por um outro vilão que não é a gordura localizada, mas a maneira incorreta que você posiciona o seu corpo. E com a tendência crescente de as pessoas trabalharem diante de um computador, sentadas por ininterruptas horas, a má postura é cada vez mais comum – e uma das consequências disso é o aparecimento da barriga saliente. É comum que a postura incorreta resulte em uma saliência abdominal. “Problemas como a escoliose e a lordose, que são alterações da estrutura do corpo, podem prejudicar a postura e fazer com que essa saliência apareça.”




Fique alerta!


Qualquer pessoa que não cuide da postura, mesmo que não tenha esses problemas, pode acabar vendo que aquela pequena barriga não some. Em todas essas situações citadas, porém, é possível reeducar-se e aprender a manter a coluna ereta – medida que, além de outros benefícios, melhora a silhueta.

Além da quiropraxia, a adoção de atividades físicas, como pilates e RPG (técnica de exercícios posturais). “A falta de exercícios promove a flacidez dos músculos e sobrecarrega a coluna vertebral, portanto, a pessoa que não se exercita tem mais dificuldade de manter a postura”.
Além de atividade física, atitudes simples para quem passa grande parte do dia sentado ajudam a corrigir o problema. Veja algumas dicas:

- As cadeiras precisam ter apoio para os braços. Descanse os cotovelos neles, a 90 graus, e apóie os pulsos na mesa para digitar no teclado do computador. Além disso, nunca fique mais de 60 minutos sentado. Levante-se de hora em hora, para pegar água ou ir ao banheiro;

- Faça um X imaginário na tela do computador. Veja se a área entre o nariz e os olhos está na direção do centro do monitor, onde as linhas do X se cruzam. Se não estiver, coloque livros sob o monitor até que ele fique na altura correta;
- Caso o seu computador seja um notebook, evite usá-lo na cama ou no colo. Isso altera as curvas fisiológicas da coluna. O ideal, aliás, é não usar o aparelho para trabalhar o dia todo. Prefira um computador convencional. Caso não seja possível, encaixe um mouse e um teclado independentes e deixe a tela na posição correta (como explicado acima);

- Como o notebook, outro aparelho que foi criado apenas para ser usado por curtos períodos é o smartphone. Por isso, não fique muito tempo respondendo e-mails com ele. Repare que, ao usá-lo, você fica com o pescoço para baixo e com os braços suspensos – péssimo para a postura. E, quando conversar ao telefone, não prenda o aparelho entre a cabeça e o ombro, entortando o pescoço. Segure-o com a mão.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário