Botox

O que é Botox?
A toxina botulínica é uma proteína purificada a partir da bactéria CLOSTRIDIUM BOTULINUM. É uma substância que pode ser administrada na pele e que pode reduzir temporariamente as rugas das regiões frontal (testa), orbicular (contorno dos olhos - "pés de galinha"), ao redor da boca, no queixo, no pescoço e no tórax. Durante o tratamento, pequenas doses da toxina botulínica são injetadas com agulhas ultra finas diretamente nos músculos que, através de suas contrações, provocam a formação das rugas. O tratamento é feito normalmente em poucos minutos e não necessita de qualquer afastamento de atividades. Os efeitos surgem em alguns dias e podem durar de 4 a 6 meses.

Como o Botox funciona?
As linhas de rugas se formam com o tempo como resultado da atividade dos músculos da mímica facial. A toxina botulínica é injetada diretamente nos grupos musculares que provocam as rugas.
A ação da toxina botulínica se dá através do bloqueio da transmissão de impulsos nervosos para os músculos, reduzindo assim, a atividade dos músculos que a longo prazo provocam as rugas.

Quais as regiões podem ser tratadas com Botox?
A toxina botilínica pode ser aplicada ao redor dos olhos ("pés de galinha"), nas linhas horizontais e do meio da testa, ao redor da boca, na região do queixo, no pescoço e no tórax.
A toxina botulínica pode também ser utilizada para tratamento de uma condição chamada hiperidrose, em que há excesso na produção de suor, nas axilas, nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Em quanto tempo se observam os resultados?
Os efeitos do tratamento começam a se manifestar em alguns dias após a aplicação, continuam a se manifestar em maior intensidade no primeiro mês e podem durar de 4 a 6 meses.

Quanto tempo dura o efeito do tratamento?
Os resultados do tratamento com Botox podem durar de 4 a 6 meses, dependendo da resposta individual de cada paciente. Se as aplicações são repetidas,os efeitos passam a durar progressivamente mais. Se o tratamento não é repetido as linhas de rugas voltam gradualmente ao que eram antes do tratamento.

O tratamento é doloroso?
O desconforto é normalmente mínimo.
Podem ser utilizados cremes anestésicos que reduzem a sensação de dor.

Podem ocorrer reações adversas?
Podem ocorrer em alguns pontos das aplicações pequenos hematomas que regridem em alguns dias. Em raros casos a toxina pode atingir outros nervos da região facial, causando desconforto temporário, como na região das pálpebras e olhos.

O tratamento altera a expressão natural da pessoa?
A grande vantagem dos tratamentos com toxina botulínica é que, mesmo com os resultados visíveis, com melhora nas linhas de expressão, não se altera a expressão natural da pessoa, como costuma ocorrer com as cirurgias plásticas. A atividade muscular é simplesmente reduzida, de forma que a pessoa mantém suas expressões, de forma mais suave.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário