Cuidados com a higiene na hora de fazer depilação

Estabelecer algumas das regras de higiene em salões de beleza, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma tarefa pouco simples, mas de extrema importância e garantia de sucesso para aqueles que as seguem. Por ser um local onde há o contato direto entre indivíduos, um dos primeiros passos a ser dado é ter o hábito de lavar as mãos, auxiliado do uso de álcool gel; uma boa disciplina higiênica que não dispensa a esterilização dos objetos e o uso de material descartável, sempre que possível.

Contudo, a troca do material de trabalho entre um cliente e outro é imprescindível (tanto para os instrumentos esterilizáveis como para os descartáveis). Outros grandes aliados são as luvas, que funcionam como uma espécie de barreira física, prevenindo das infecções; máscaras e toucas descartáveis também agem nesse sentido.

 Segundo as normas de vigilância sanitária, jamais se deve reutilizar as ceras de depilação. “Não imaginamos a infinidade de doenças que podemos contrair ao reutilizar estes produtos. São infecções de pele, como herpes, micoses, foliculite, entre tantas outras”.
O motivo para o alerta é que, quando a cera é aplicada, além de remover os pêlos, algumas camadas de pele superficiais também acabam sendo retiradas, restando partículas celulares (secreção sebácea, suor) de quem a usou.
É importante lembrar que os pontos de apoio como cadeiras, mesas e macas, também devem ser limpos com álcool 70. Já os produtos de uso no salão, de uma forma geral, devem ser mantidos em local fresco, ventilado e destinado a eles; protegidos da luz, calor e umidade; devem estar livres de qualquer contato com alimentos ou produtos de limpeza, atentando-se, sempre, para a sua data de validade.
É de extrema impotância que as clientes dos salões procurem saber se o estabelecimento reaproveita  cera quente, e caso descubra que sim é aconselhável que mude de profissional.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário